Em coletiva de imprensa na terça-feira (31), o ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo, anunciou que, por decisão do presidente da República, a partir desta quarta-feria ficará restringido o trânsito de veículos e pessoas à capital Assunção e todo departamento central. A medida está em vigor desde a meia noite.
A medida pretende evitar a expansão do covid-19 ao interior do país, sendo que mais de 90% dos casos confirmados da doença estão em Assunção e região metropolitana. A partir de hoje o governo adota uma fase mais branda da quarentena, onde funcionários de setores administrativos poderão voltar ao trabalho gradualmente. O Paraguai iniciou a quarentena no dia 14 de março, com isolamento de pessoas e fechamento das fronteiras.
A limitação de entrada e saída de Assunção será garantida através das forças de segurança, como polícias e forças armadas. “O trânsito não está proibido, está restringido. Quem vem buscar suprimentos precisa justificar”, disse Acevedo.
“Nos inquieta o comportamento indisciplinado de uma parcela pequena da população, que não tem consciência do tamanho da epidemia”, disse o ministro, reforçando que o cidadão que não justificar seu deslocamento será “convidado” a voltar para casa.