Dois ônibus chegaram a Foz do Iguaçu na manhã desta segunda-feira, 30, trazendo paraguaios que pretendem retornar ao Paraguai. Cerca de 80 pessoas, que chegaram em dois ônibus, estão retornando de São Paulo e Rio de Janeiro. Até o momento, os paraguaios estão na Aduana Brasileira aguardando a liberação do Paraguai para passar a Ponte Internacional da Amizade. O Paraguai emitiu um decreto na semana passada proibindo a entrada em massa de cidadãos do próprio país como precaução contra o novo coronavírus (COVID-19).
Como ainda não há informações se o Paraguai irá liberá-los para regressar ao País, os paraguaios ainda não realizaram o tramite na imigração para deixar o Brasil. A preocupação é que aconteça o mesmo que ocorreu com os argentinos, que realizaram o tramite para deixar o país e não conseguiram entrar na Argentina e estão neste momento presos em cima da Ponte Tancredo Neves.
Os paraguaios não são obrigados a deixar o Brasil. No entanto, se realizaram os tramites na imigração para saída, não há como retornar. No até o último sábado, 28, 170 paraguaios estavam hospedados em um hotel em Foz. Eles receberam a liberação para voltar ao Paraguai na tarde de sábado. No país, eles foram obrigados a ficarem isolados em um abrigo de Ciudad del Este.