O prefeito de Puerto Iguazú foi denunciado pela Justiça da Argentina, pelo crime de interrupção de vias de comunicação, de acordo com o código penal do país. Cláudio Felippa mandou fechar na quarta-feira (25) a Ruta 12, única rodovia de acesso à Puerto Iguazú para quem vem de outras regiões do país, inclusive do Aeroporto Internacional Iguazú.
Na última sexta-feira (27), o juiz Federal Miguel Angel Guerrero, da Justiça de Eldorado, mandou que a posta fosse reaberta. Os caminhões que faziam o bloqueio foram retirados.
Felippa deverá apresentar à Justiça uma resolução explicando baseado em que foi tomada a decisão de fechamento da entrada da cidade, que não está dentro da jurisdição municipal. Após ser notificado, o prefeito se manifestou dizendo: “Estamos desesperados, me sinto triste e não posso fazer nada”.
A medida extrema tomada por Felippa, levou em conta um pedido da população para que as autoridades freassem a entrada do novo coronavírus, uma vez que pessoas continuavam vindo para a cidade mesmo com o fechamento da fronteira com o Brasil.
No domingo, o presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, anunciou que a quarentena no país seguirá até a meia noite do dia 12 de abril, Páscoa.