A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) informou na manhã desta segunda-feira, 30, que é falsa a nota que circula nas Redes Sociais dizendo que a entidade teria voltado atrás sobre a reabertura do comércio no dia 1° de abril. A Amop informa que a decisão só será tomada após reunião em videoconferência às 14h30 de hoje.
De acordo com as informações, a Amop recomendava que os prefeitos seguissem a orientação de profissionais da saúde, do governo do estado e da União para decidir sobre a reabertura do comércio. A nova orientação teria sido definida após reunião dos prefeitos com o governador do estado, Ratinho Junior, ocorrida no domingo, 29.
A Rádio Cultura, integrante da Rede Costa Oeste de Comunicação, publicou a informação nesta segunda-feira sobre a suposta nova orientação. Porém, antes a informação havia sido checada e confirmada por um dos prefeitos associados da Ampo. Apesar de não ter gravado entrevista, o prefeito encaminhou áudios ao repórter deixando clara a nova orientação, que agora é negada pela entidade.
Algumas comarcas do Ministério Público do Paraná (MPPR) na região, como por exemplo Santa Helena e Medianeira, emitiram orientação aos gestores municipais para que sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de manter, por enquanto, a manutenção do isolamento social e a quarentena. Esse posicionamento do MPPR estará em discussão conjunta e pode definir mudanças na orientação quanto à reabertura do comércio na região.