Os 155 paraguaios que estavam em Foz do Iguaçu após serem barrados pela migração do próprio país esta semana, retornaram ao Paraguai neste sábado (28). O grupo estava isolado em hotéis do lado brasileiro da fronteira e monitorados pela Vigilância Sanitária. Nenhum apresentou sintomas de covid-19.
Antes de deixar o Brasil, os estrangeiros passaram pelo controle migratório na aduana e depois cruzaram a Ponte Internacional da Amizade. Já na aduana em Cidade do Leste, os paraguaios precisaram passar por exames como aferição de temperatura e responder um questionário médico. O grupo ficará isolado por 15 dias em uma casa de retiro da cidade até terem a permissão de retornar às suas casas.
A assessoria de comunicação da Presidência do Paraguai informou que mais 500 cidadãos em diferentes países já pediram permissão para voltar ao país. Os casos estão sendo analisados e a repatriação deve acontece nos próximos dias. O governo informou ainda, que foram separados mais mil camas em albergues para receber os paraguaios que devem voltar durante o período de pandemia e cumprir quarentena de saúde.