A mulher de 33 anos que foi o primeiro caso confirmado de coronavírus em Foz do Iguaçu já está curada. A informação foi confirmada pelo setor de epidemiologia da prefeitura de Foz do Iguaçu. O setor ressalta que não há medicamentos específicos para a doença, apenas os sintomas são tratados. O medicamento Cloroquina ainda está em fase de testes e está sendo utilizado apenas para casos graves da doença e não foi utilizado na paciente de Foz do Iguaçu, que apresentou apenas sintomas leves.
Outros seis casos confirmados ainda permanecem isolados e sendo acompanhados pelo setor de epidemiologia. Porém, todos apresentam sintomas leves ou assintomáticos (sem sintomas) e estão isolados na própria residência. Foz do Iguaçu não registrou nenhum caso grave até o momento e nenhum caso está em internamento.
Foz do Iguaçu tem 121 casos suspeitos aguardando resultados dos exames. Até agora, 70 casos já foram descartados.
Foz está vencendo a primeira etapa
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Nilton Bobato, Foz do Iguaçu está vencendo a primeira etapa da pandemia do Coronavírus. Em uma nota no facebook, Bobato ressalta que enquanto várias cidades paranaenses já estão com seus Pronto socorros e UTIs lotadas de casos suspeitos, Foz ainda não tem nenhum caso de internamento, nem casos confirmados, nem suspeitos.
O Secretário destaca as medidas tomadas em Foz do Iguaçu. O município já mantém a dois meses o Plantão Coronavírus (uma das poucas cidades do país a implantar o atendimento online de suspeitos). Há 15 dias está sendo realizado o atendimento domiciliar de idosos na Atenção Básica e de funcionamento do PS da Covid-19, além da inauguração da Unidade 24 horas Padre Ítalo e implantação do Centro de Triagem no antigo CEM.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conta com 17 leitos equipados, mais 53 leitos clínicos prontos. O objetivo é mantê-los vazios, pontua Bobato. Desde sexta-feira, 27, somou-se ao laboratório municipal os equipamentos e a equipe técnica da Unila, equipamentos como o de biologia molecular, que faz os exames para a Covid-19. Foz do Iguaçu ainda não tem os insumos necessários, porém, segundo o secretário, o município já está buscando para que os exames possam ser agilizados.
Estratégia de vacinação de idosos
Bobato também ressalta a estratégia utilizada para vacinar os idosos contra a gripe. Em Foz, equipes de saúde realizaram vacinação nas residências, além de, neste sábado, ter feito Drive-thru. O sistema consistiu em vacinação em pontos estratégicos, onde os idosos chegavam de carro, e, sem descer do veículo, eram vacinados. Muitos idosos procuraram o serviço neste sábado, 28.
No entanto, o secretário complementa que os resultados positivos até o momento também foram possíveis devido ao esforço coletivo do isolamento social. “Felizmente nos traz a tranquilidade de poder se organizar sem nenhum caso grave. Se seguirmos em frente com esta disciplina, vamos sofrer menos que outros lugares” acredita Bobato.
Veja a nota publicada por Bobato:
https://www.facebook.com/niltonbobato/posts/2837861006329068