A Administração Municipal de Itaipulândia deu início ao cumprimento das determinações estabelecidas pelo Decreto 052/2020 que estipulou o bloqueio sanitário e restrição de visitantes.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos junto ao Portal de Acesso ao município nas proximidades do trevo da PR-497, contando com funcionários da prefeitura devidamente instruídos. Neste primeiro dia a prefeita Cleide Prates também esteve junto ao local passando algumas orientações e atendendo a imprensa da região.
Todos os veículos que por ali passarem estão sendo vistoriados e as pessoas e condutores sendo questionadas sobre o real motivo de estarem circulando em direção à cidade, sendo restritas as visitas à familiares ou passeios.
As demais entradas de acesso ao município estão bloqueadas, sendo portanto o único ponto de entrada para Itaipulândia no local em que está o bloqueio sanitário.
A Secretaria de Saúde de Itaipulândia informou que o município não conta com nenhum caso suspeito até o momento, mas existem pessoas sendo monitoradas seguindo as determinações da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.
A Rádio Cultura conversou com a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, que explicou os motivos que levaram a instalação das barreiras sanitárias.
Iguaçuense é detido pela Polícia Militar e obrigado a retornar à Foz
Um veículo com placa de Foz do Iguaçu furou o bloqueio sanitário na tarde desta quinta-feira (26) no trevo de entrada da cidade, na PR-497. A equipe de funcionários que estão atuando no local fizeram contato com a Polícia Militar de Itaipulândia, que prontamente logrou êxito e localizou o cidadão, com as mesmas características.
Questionado, o rapaz disse que era de Foz do Iguaçu e iria visitar parentes em Itaipulândia. Ele disse que furou o bloqueio por achar que somente autoridades militares poderiam fazer esta intervenção. O jovem foi notificado e em seguida acompanhado até a saída do município, retornando para Foz do Iguaçu.
As autoridades informam que através do Decreto 052/2020 que estipulou o bloqueio sanitário e restrição de visitantes, todos os motoristas são obrigados a se identificar.
Sansões previstas no Decreto poderão ser aplicada aos infratores, sem prejuízo de eventual ação penal.
Assessoria