Desde quarta-feira (25), o Foztrans está fiscalizando a entrada de passageiros nos ônibus do Transporte Coletivo que funcionam em escala especial enquanto prevalecer o decreto municipal de quarentena para serviços não essenciais. Os fiscais estão nos ônibus orientando a população sobre quem precisa se deslocar.
Dos 160 ônibus da frota, o Consórcio Sorriso mantém apenas 20 veículos para anteder os trabalhadores das áreas de saúde, supermercados, postos de combustíveis e outras áreas consideradas essenciais.
Gilberto Neres, diretor de Trânsito do Foztrans, explicou que os idosos são orientados a não entrar nos coletivos. “O cartão do idoso não foi bloqueado, mas estamos recomendando que não saiam de casa. Quem faz tratamento é orientado a procurar meios alternativos de transporte, estamos vendo a possibilidade de deixa-los entrar, mas ainda é uma hipótese”.
Para evitar aglomeração de pessoas dentro dos ônibus, a determinação é que todos os passageiros sejam transportados sentados. Passageiros denunciaram que no ônibus da linha 40 (conjunto C, rodoviária, TTU), pessoas viajaram em pé. Neres informou que o problema será verificado e corrigido.