A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) informou, por meio de nota, que está discutindo a reabertura do comércio para o início do mês de abril em Foz do Iguaçu. O objetivo é cobrar que o prefeito municipal Chico Brasileiro estabeleça a data para reabertura de forma gradual das atividades econômicas na cidade. O fechamento do comércio foi uma medida tomada como precaução para prevenir a transmissão e o contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).
Na nota, a entidade defende o isolamento vertical (que é a proteção dos grupos de risco) e retomada das atividades econômicas. Segundo a ACIFI, a decisão por cobrar a reabertura do comércio foi tomada em conjunto com outras entidades, incluindo o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz (CODEFOZ) e o Programa Oeste em Desenvolvimento (PODE).
Em nota, a ACIFI informa que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para diminuir os impactos que podem ser causados pelo novo coronavírus. A entidade está trabalhando em parceria com a Itaipu Binacional e com os 54 municípios do Oeste do Paraná para ampliar os testes rápidos para coronavírus e o número de leitos de UTI para atender os casos graves da doença.
“A partir de agora, o desafio será colocar em prática desde já, e de maneira organizada e com extremo senso de responsabilidade, uma série de ações e cuidados que todas as pessoas e empresas de Foz do Iguaçu e região precisarão ter para evitar a proliferação comunitária do vírus, além das demais medidas que o poder público precisará tomar para controlar a ocorrência de novos casos vindos de outras regiões” diz a nota.
Veja: