O isolamento social é a melhor forma de contermos o coronavírus neste momento. A transmissão entre pessoas que não sabem que tem o vírus parece ser alta, em torno de 2/3, como apontam cientistas que estão estudando o assunto. Isso quer dizer que se as pessoas seguirem as recomendações do Ministério da Saúde e da Fiocruz conseguiremos achatar a curva de transmissão, ou seja, ter segurança para lidarmos com a situação no sistema de saúde.
Todos os países da Ásia e Europa que estão conseguindo ter algum resultado positivo no enfrentamento da doença cumpriram o distanciamento social recomendado. Até porque, não há sistema de saúde no mundo que dê conta de atender ao mesmo tempo tantas pessoas infectadas. Não há leitos para todos. Então, a ideia é mitigar, ou reduzir, a transmissão do vírus, que fica sob superfícies e ao tocá-las as pessoas se contaminam e vão transmitindo umas as outras. O distanciamento é medida que mais ajuda os sistemas de saúde a ganharem mais tempo para resolver a crise.
Idosos e pessoas com doenças pré-existentes
É recomendado que idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como asma, bronquite, diabetes e hipertensão fiquem em casa e só saiam se precisarem ir para atendimento médico em situações graves. É preciso solidariedade de amigos, vizinhos e familiares mais jovens para ajudar resolver questões fundamentais como ir ao mercado e farmácia.
Orientações básicas
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Foz do Iguaçu orienta: se você estiver em casa e tiver algum sintoma, ligue primeiro para as centrais de atendimento.
Caso haja agravamento do quadro que seria fraqueza extrema, falta de ar muito forte, a indicação é que você também entre em contato com a nossa central. Não saia de casa sem entrar em contato por um dos números e caso os telefones estejam ocupados ou não respondam de imediato, insista! Os profissionais irão retornar sua ligação.
Plantão Coronavirus
(45) 3521-1800
(45) 9 9992-0550
(45) 9 9997-5111
(45) 9 9975-5257
(45) 9 9997-5251
(45) 9 9997-5150
(45) 9 9997-5335
Fonte: AMN