As doses de vacina contra a gripe estão acabando em Foz do Iguaçu. A informação é de Elaine Cristina Campos de Oliveira, supervisora técnica do setor de Estratégia de Saúde da Família. O novo lote de vacinação deverá chegar entre quinta, 26, e sexta-feira, 27. Em Foz, a vacinação está ocorrendo de casa a casa. No primeiro dia, cerca de 3 mil idosos foram vacinados.
A vacinação está sendo realizada por equipes organizadas por região de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo Elaine, as doses já acabaram no Jardim Curitiba, AKLP, Carimã, Jardim São Paulo I, São João e Lagoa Dourada.
De acordo com as informações do Ministério de Saúde, como a campanha de vacinação foi antecipada, não houve tempo necessário para a produção de todas as doses necessárias nesta etapa inicial. Por esse motivo, a princípio estão sendo disponibilizadas poucas doses. No entanto, o Ministério garante que todos serão vacinados. A vacina não é eficaz para casos de coronavírus, ela protege apenas de gripe.
Elaine orienta que o idosos que queiram se vacinar, aguardem em casa e não procurem as Unidades de Saúde. “A orientação é para que os idosos liguem na Unidade Básica de Saúde e informem que precisam da vacina, que a equipe vai até o local” recomendou. Para idosos que residem em condomínios, será feito um esquema especial de vacinação.
A supervisora também informou que a equipe que vai até as residências está identificada com crachá, e com veículos da Prefeitura, nem sempre com carros da saúde. Em alguns casos os veículos utilizados são de outras pastas, como da Secretaria de Educação. Os profissionais priorizam a vacinação sem a entrada nas residências. A entrada na casa dos idosos ocorre somente em situações especiais.