Uma das determinações do município de Foz do Iguaçu no combate ao novo coronavírus, é restringir a quantidade de pessoas dentro dos ônibus do transporte coletivo. Para isso, só será permitido o transporte de passageiros sentados.
O diretor-superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, informou que a frota não poderá ser reduzida durante os dias de semana, embora a circulação de pessoas comece a diminuir devido ao fechamento do comércio. A decisão é uma recomendação do Foztrans, empresários e do Sindicato dos Rodoviários.
O Consórcio Sorrido não poderá reduzir o número de ônibus neste momento. Essa determinação poderá ser repensada conforme o comportamento da população nos próximos dias, levando em consideração que escolas, universidades e comércios estarão fechados nas próximas semanas.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários pede às empresas do Consórcio Sorriso que tomem medidas de proteção com motoristas e cobradores. Um dos pedidos é que esses trabalhadores recebam a vacina contra a gripe. O presidente do Sindicato, Dilto Vitorassi, disse que se medidas de prevenção não foram tomadas, os funcionários poderão parar.
O Foztrans orienta para que nesse período as pessoas evitem horários de pico e tem tomado algumas medidas de prevenção, como a higienização diária do terminal e dos ônibus, interna e externamente. Já os ônibus climatizados tiveram as janelas deslacradas, para a circulação de ar.