Nesta sexta-feira (20) foi divulgado no Diário Oficial do Paraná o edital para o concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
São oferecidas 2400 vagas, sendo 2 mil para a PM e 400 para os bombeiros. As vagas são destinadas para diversas cidades do estado para pessoas com nível médio de ensino.
O requisito mínimo é ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia de inscrição.
Para a realização da inscrição, o candidato deverá concluir um pré-cadastro no Portal do Candidato, disponível no endereço eletrônico do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br) e é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular.
A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, a partir do dia 01/04/2020 até as 17h00min do dia 04/05/2020, mediante o preenchimento do formulário de inscrição no endereço eletrônico do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br).
O valor da inscrição para participar do concurso público é de R$ 100,00.
Como será realizado o concurso?
Primeira Fase
Para os cargos de que trata este Edital, o Concurso Público consistirá de: Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todos os cargos, constituída de 2 (duas) etapas sob responsabilidade do NC/UFPR, realizadas na mesma data, sendo:
a) Etapa Objetiva, composta de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha; b) Etapa Discursiva, composta de 1 (uma) redação.
Segunda Fase
Para a segunda fase, aos cargos de que trata este Edital, o Concurso Público consistirá de Provas de Habilidades Específicas (PHE), de caráter eliminatório, constituída das seguintes etapas:
a) Exame de Capacidade Física (ECAFI); b) Exame de Sanidade Física (ESAFI); c) Avaliação Psicológica (AP); e d) Investigação Social (IS).
As funções desempenhadas pelos candidatos aprovados são as seguintes:
Soldado PM: desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública, além das atribuições previstas em lei;
Soldado BM: desempenho da prevenção e o combate a incêndios, ações de busca e salvamento de pessoas e ações relacionadas com a defesa civil, além das atribuições previstas em lei.
Para ser nomeado, o candidato deverá ter sido aprovado em todas as fases do Concurso Público e se encontrar classificado dentro do número de vagas previstas nos respectivos CRPMs e CRBMs.
A nomeação se dará por ato do Comandante-Geral da PMPR, após expressa autorização do Governador do Estado.
Fonte: CGN