Um vídeo circula nas redes sociais de Foz do Iguaçu informando que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck teria um caso confirmado de coronavírus. No entanto, a informação é falsa. Não há nenhum caso confirmado no hospital. Foz confirmou um caso, porém a paciente está em casa e não foi atendida no hospital municipal.
O vídeo foi feito por uma servidora terceirizada do hospital. Segundo o secretário de saúde, Nilton Bobato, as informações são mentirosas e a mulher, que trabalha para um médico deverá ser responsabilizada. Informações oficiais podem ser obtidas pelo telefone 99992 0550, disponível 24 horas.
O Hospital Municipal emitiu uma nota esclarecendo o caso:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), por meio da Assessoria de Comunicação, mediante ao vídeo que irresponsavelmente, tem sido veiculado por meio de grupos de whatsapp esclarece que:
– a profissional em questão é instrumentadora terceirizada de um profissional do Corpo Clínico, portanto, não é colaboradora do Hospital Municipal Padre Germani Lauck
– a direção irá tomar todas as medidas cabíveis quanto a veiculação desse vídeo nos mais diversos grupos e imprensa.
– um outro áudio, de um profissional da saúde , também está sendo circulado, afirmando a existência de paciente confirmado com coronavírus .
Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais ou grupos de whatsapp podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus.
Cabe a cada um de nós e especialmente dos profissionais da Saúde , exercer a própria responsabilidade de não propagar noticia sem fonte oficial e, no caso dos boatos, de não piorar ainda mais uma situação que por si só já é crítica, o que nesse caso não aconteceu .
Reforço mais uma vez, a transparência dessa gestão, a qual não se exime de todos os esclarecimentos e informações e que não existe caso confirmado no Hospital Municipal.
Conto com a colaboração de cada um de vocês.
Respeitosamente
Lúcia Tavanti
Assessoria de Comunicação/HMPGL