O prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, anunciou na noite de terça-feira (17) o decreto N° 27.972, com medidas complementares de controle para combater a disseminação do novo coronavírus – covid-19 – na cidade.
A medida fecha por 15 dias estabelecimentos comerciais como academias, discotecas, danceterias, salões de dança e similares, casas de show e gestão de casas de eventos, casas noturnas, comércio de tabacaria com consumo no local e feiras livres.
O decreto permite que mercados, supermercados, lojas comerciais e shopping centers, continuem funcionando, desde que, com a adoção de medidas emergenciais de higienização em todos os equipamentos utilizados e compartilhados por clientes.
“Considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução de risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do art. 196 da Constituição da República”, diz trecho do decreto municipal.
Bares e restaurantes poderão continuar funcionando, desde que respeito uma distância de pelo menos dois metros de distância entre as mesas.
A realização de ventos em locais abertos ou fechados com aglomeração de pessoas está proibida pela próximas duas semanas.