A prefeitura de Foz do Iguaçu comunicou hoje que várias medidas serão tomadas a partir da próxima terça-feira, 17, para prevenir a transmissão do novo Coronavírus em Foz do Iguaçu. As medidas, que serão publicadas em decreto no Diário Oficial do Município neste domingo, 15, incluem o cancelamento de aulas, novo protocolo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e restrição a reuniões religiosas.
Confira:
Medidas de enfrentamento e prevenção do COVID-19 (Coronavirus)
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Foz do Iguaçu adotou novas medidas de enfrentamento ao COVID – 19 (Coronavirus). Todas as medidas a serem adotadas são preventivas no sentido de garantir a saúde e o bem estar da população. Lembramos que o município não registrou nenhum caso de Coronavirus.
As novas medidas serão publicadas em Decreto no Diário Oficial do Município ainda no dia de hoje (15).
- Interrupção das atividades escolares municipais a partir do dia 17 de março por 15 dias; dia 16 de março dia de educação sobre o COVID-19 nas escolas; a alimentação escolar também NÃO será mantida, como havia sido anunciado anteriormente.
- Escolas particulares, estaduais e de ensino superior: convocação para reunião no dia 16 de março às 14 horas para comunicação (possivelmente encerramento das atividades de todas).
- Início das UBS móveis, com médicos e enfermeiros, equipadas, para atendimento domiciliar de idosos e pacientes com comorbidades, em todos os Distritos Sanitários, a partir do dia 17 de março. Cada unidade móvel terá um telefone para atendimento. Objetivo é evitar o deslocamento dos pacientes de maior risco às Unidades de Saúde.
- Extensão automática das receitas de medicamentos de uso contínuo por mais 90 dias.
- Eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de mais de 100 pessoas – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros: os organizadores ou responsáveis devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Eventos que ocorrerem de modo inevitável estarão submetidos a medidas de controle sanitário. Previsão de sanções para descumprimento das medidas.
- Oferta de apoio a ANVISA com equipes de plantão para monitoramento e triagem no aeroporto e nas pontes a partir de 17 de março, com apoio das Forças Federais.
- Telefone de acesso direto para população a partir de 18 de março, para atendimento ininterrupto.
- Início de atividade da unidade COVID-19 do HMFI a partir de 18 de março.
- Recomendação para estimular o home office (trabalho em casa) nos setores públicos e privados a partir de 16 de março.
- ATESTADOS MÉDICOS: política de flexibilização por parte das empresas para evitar o deslocamento de pessoas sintomáticas aos serviços de saúde.
- Medidas de restrição de contato social (viagens, cinemas, shoppings, show, cultos religiosos, feiras e locais com aglomeração) para idosos e doentes crônicos.
- Atender ao calendário de vacinação preconizado pelo SUS (Influenza e demais).