Mais uma fake news relacionada ao coronavírus circula nas redes sociais de Foz do Iguaçu. Dois áudios, que estão sendo repassados em grupos de whatsApp, afirmam que haveria um caso confirmado da doença no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. No entanto, a informação não é verdadeira.
No áudio, um homem, que se diz funcionário de um dos setores do hospital afirma que recebeu a informação da chefe de que o Pronto Socorro está interditado. Um segundo áudio, que é de uma mulher, confirma o que diz o homem. No entanto, a informação é falsa. Foz não tem nenhum caso confirmado até o momento da doença.
Por protocolo, qualquer caso deve ser informado pela secretaria municipal de saúde. Para que um caso seja confirmado, o exame precisa passar pelo Laboratório Central do Estado do Paraná, o Lacen.
Não compartilhe fake news, as informações podem ser checada pelo plantão coronavírusl que a Vigilância Epidemiológica disponibiliza através do número (45) 99992-0550. Na linha direta com a Vigilância, moradores, profissionais ligados à saúde e visitantes recebem informações precisas sobre o coronavírus repassadas diretamente pela equipe técnica da Secretaria de Saúde.O plantão funciona 24 horas e faz atendimentos também por meio do aplicativo WhatsApp.
Confira a nota oficial do Hospital Ministro Costa Cavalcanti:
Nota Oficial HMCC
Não há caso de pacientes com coronavírus no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Sobre os áudios que circulam informando que o Pronto Atendimento está isolado ou fechado, tratam -se de Fake News.
Não repassem informações antes de certificarem a veracidade dos fatos, e acreditem apenas em fontes oficiais, como do HMCC e da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação HMCC
15 de março de 2020