As Cataratas do Iguaçu no lado argentino estarão fechadas à visitação a partir de amanhã, domingo, 15. A decisão foi anunciada neste sábado, 14, pelo chefe do Parque Nacional do Iguaçu, na Argentina, Sergio Acosta. A medida é para evitar a transmissão do novo coronavírus (COVID-19). O período de proibição para acesso é por tempo indeterminado.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. “É uma medida preventiva onde a prioridade é cuidar da saúde pública de todos os argentinos e de quem nos visita” salientou. A medida vem de encontro ao que foi determinado para todos os parques nacionais da Argentina.
https://www.facebook.com/radioculturafozdoiguacu/videos/2761434783904459/
Segundo decreto, publicado pela administração dos parques argentinos neste sábado, estão proibidos eventos em todas as unidades do país com aglomeração de pessoas. Além disso, o governo argentino ampliou as restrições de entrada de pessoas estrangeiras. Não poderão entrar no país pessoas vindas do EUA, Coreia do Sul, Japão, Iran, China e da Europa.
Ponte Tancredo Neves
Quando a fronteira com Foz do Iguaçu, ainda não foi anunciada nenhuma medida. No entanto, uma comissão composta pelo Ministro do Interior, Wado de Pedro, Ministra da Segurança, Sabina Frederic, e o governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, estiveram em Puerto Iguazú e acompanharam a circulação na Ponte Tancredo Neves, uma das fronteiras terrestres mais movimentadas da Argentina.
Durante a visita, que também aconteceu no Aerporto de Iguazú, O Ministro de Saúde de Misiones, Oscar Alarcón, afirmou que o isolamento de estrangeiros que chegavam ao país era obrigatório.
Parque Nacional do Iguaçu, lado Brasileiro
No lado brasileiro, as Cataratas do Iguaçu estarão abertas normalmente neste domingo, 15, com o horário de atendimento, das 8h às 17h. Porém, na segunda-feira, 16, uma reunião será realizada para decidir se o atrativo seguirá aberto normalmente ou não. O Parque Nacional do Iguaçu anunciou medidas que estão sendo tomadas para prevenir o contágio da doença.
Ações de prevenção ao Coronavírus no Parque Nacional do Iguaçu
- O Parque Nacional do Iguaçu segue com atendimento normal, todos os dias da semana, das 9h às 17h.
- Devido à chegada do coronavírus no Brasil (Covid 19), o Parque Nacional do Iguaçu redobrou o cuidado reforçando medidas para controlar o vírus, como: a colocação de suportes extras com álcool para todos os visitantes e funcionários (em todo o circuito da visitação turística).
- O parque reforçou a comunicação interna com funcionários, destacando recomendações de prevenção.
- O parque está fornecendo álcool individual para funcionários.
- Recomendação e orientação para funcionários com suspeita procurarem atendimento médico com apoio das equipes de enfermagem do Parque.
(Parque Nacional do Iguaçu)
Com informações do La Voz de Cataratas