O exame do presidente Jair Bolsonaro deu negativo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo próprio presidente em sua conta no Twitter. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, também informou, em publicação no Twitter, que o seu exame para diagnosticar a presença do novo coronavírus deu negativo.
Bolsonaro, familiares e auxiliares que o acompanharam em viagem aos Estados Unidos, no último final de semana, estão sendo monitorados e examinados depois da confirmação de que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foi diagnosticado com o vírus.
Durante a viagem, Bolsonaro e sua equipe se reuniram com várias autoridades, inclusive o presidente americano Donald Trump.
Ratinho Junior
O Governo do Paraná também informou que os exames laboratoriais realizados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior deram resultado negativo para a presença do coronavírus. O teste realizado pelo diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, também foi negativo.
Como é de conhecimento geral, o governador Ratinho Junior integrou a missão internacional brasileira, a convite do presidente Jair Bolsonaro, para apresentar potenciais e oportunidades de negócios no Paraná no Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Miami (EUA), entre sábado passado (7) e quarta-feira (11).
Com a notícia de que o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, também integrante da comitiva brasileira, testou positivo para o coronavírus em um primeiro exame, o governador do Paraná decidiu espontaneamente realizar exames preventivos.
A mesma medida foi adotada pelo diretor-presidente da Invest Paraná (Agência Paraná de Desenvolvimento), Eduardo Bekin, que também esteve na viagem aos Estados Unidos.
MODELO
Conforme reconhecido pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Paraná apresentou o melhor sistema de retaguarda do País para atendimento a possíveis casos de coronavírus.
O Estado conta com 60 hospitais preparados para receber pacientes, em todas as regiões. Para casos críticos, estão disponíveis cerca de 2 mil UTIs.
O Paraná também conta com um sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias considerado modelo pelo Ministério da Saúde, com 51 unidades.
Agência Brasil/AEN