O Ministério de Obras Púbicas e Comunicações do Paraguai, anunciou uma licitação para a construção de 200 quilômetros pela rodovia PY 17, na fronteira seca com o Brasil.
A estrada entre as cidades paraguaias de Pedro Juan Caballero e Ypejhú, batizada de Ruta de la Soberanía custará US$ 220 milhões, através de um empréstimo do Fonplata – Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata.
A pavimentação contempla a região mais violenta do país, passando pelos departamentos de Canindeyú e Amambay, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. A obra deve contemplar cerca de 150 mil pessoas que vivem naquela região. O empréstimo ainda depende da aprovação do Congresso do Paraguai.
De acordo com o engenheiro Alfredo Sanchez, da Unidade de Projetos Finaciados pela Fonplata no Ministério de Obras, a estrada contará com estações de pesagem e pedágio. “Através destas obras de infraestrutura, os serviços públicos ficarão mais acessíveis para para essas comunidades e o Estado poderá cumprir sua obrigação de marcar presença na fronteira”, disse.
Fonte: ABC Color