O governo do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta terça-feira, 10, o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. O paciente é um homem, de 60 anos, e esteve em Milão, na Itália, entre 16 e 23 de fevereiro. Ele está em isolamento domiciliar e nenhum dos familiares apresentou sintomas. Todos serão acompanhados até a melhora do quadro de saúde.
“Sabíamos que esse dia poderia chegar. Não é o caso de alarmarmos a população, mas é importante frisarmos a importância dos hábitos de higiene. É necessário lavar as mãos, evitar o chimarrão compartilhado e aderir a uma etiqueta respiratória ao tossir para não expor terceiros ao contágio. Sabemos que isso gera tensão, mas fiquem tranquilos. Estamos atuando e vamos continuar monitorando os casos e a tomar todas as providências para que possamos atender as pessoas”, ressaltou o governador Eduardo Leite.
A identificação do novo coronavírus (SARS-Cov-2), causador da doença que levou o nome de COVID-19, foi feita em exame no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) que, desde a última sexta-feira (6/3), realiza esse diagnóstico específico. De sexta-feira até terça, o Lacen recebeu 122 amostras e já analisou 107. “É uma resposta muito concreta de que o governo do Estado está fazendo a lição de casa”, avalia a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Agência Estadual de Notícia – RG