No último final de semana, o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) realizou uma série de blitzes em Londrina, nas quais cerca de 200 motociclistas que modificam o escapamento de seus veículos (com o intuito de deixá-los mais barulhentos) acabaram sendo multados e tendo suas motos apreendidas.
Segundo o sargento Marcelo Primo, da Companhia de Polícia de Trânsito (CIAPTRAN), essas operações da polícia se intensificaram por conta das reclamações da população londrinense, sobretudo por conta do barulho. Ele ainda destacou que o escapamento alterado não apresenta nenhuma melhora de segurança ao veículo ou ao condutor.
“Além de atrapalhar as outras pessoas, porque ninguém gosta de barulho excessivo, muitos motociclistas utilizam esse recurso para melhorar a sua segurança, mas não é esse o caso”
Primo também destacou que as motocicletas alteradas aumentam o risco de acidentes de trânsito.
“Além de colocar o escapamento barulhento, eles aceleram a moto o máximo possível para serem ouvidos pela cidade. Normalmente você vê essas motocicletas em alta velocidade, acima da permitida. Então, o risco de acidentes é iminente”
As punições aplicadas com mais frequência a esses motociclistas são a retenção do veículo, que é levado para o pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), que já possui milhares de motocicletas apreendidas por esse motivo, além de uma multa que pode chegar a R$ 195,23.
Fonte: Portal Paiquerê