Uma mulher foi presa na madrugada de ontem, sábado, 07, na região central de Foz do Iguaçu. O carro que ela dirigia estava com o porta-malas carregado de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. A prisão foi realizada pelo Batalhão da Polícia Militar de Fronteira (BPFron), no âmbito da Operação Hórus. A mulher só se entregou após intensa perseguição pelas ruas de Foz, que iniciou na região da Ponte Internacional da Amizade.
Segundo o BPFron, os policiais tentaram a abordagem, na região da aduana, na Ponte, a um veículo Toyota Prêmio de cor prata, placas paraguaias. O veículo entrava no Brasil. No entanto, a condutora não acatou a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade.
A fuga
Imediatamente foi iniciado um acompanhamento tático com o uso de sinais luminosos e sonoros. A todo o momento a condutora efetuava ultrapassagens perigosas pelas ruas e avenidas de Foz do Iguaçu. As manobras colocavam em risco a integridade física dos ocupantes do veículo, assim como a de terceiros e dos policiais.
A motorista avançou todos os semáforos vermelhos e por várias vezes ameaçou causar um grave acidente automobilístico, rampando lombadas e travessias elevadas. A perseguição foi realizada por aproximadamente sete quilômetros.
A prisão
Os policiais do 14° Batalhão da Polícia Militar foram mobilizados, para que as viaturas de área realizassem cercos. A abordagem só foi possível na Av. Jorge Schimmelpfeng, em frente à Praça do Colégio Militar. Quando os ocupantes desceram do veículo, foi constatada a presença de duas mulheres. Além disso, duas crianças estavam no banco traseiro. Em revista veicular, os policiais encontraram o porta-malas abarrotado de mercadorias oriundas do Paraguai.
Quando a motorista foi questionada sobre os motivos da fuga, ela disse que o possível proprietário das mercadorias havia lhe ameaçado de morte se acaso perdesse os produtos. A ordem era para deixar o carro a em um posto de combustíveis da cidade. O veículo foi encaminhado para a Alfândega da Receita Federal, e a condutora indiciada por direção perigosa.
Operação Hórus
A OPERAÇÃO HÓRUS faz parte do Programa V.I.G.I.A., sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFRON), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, COE da Polícia Militar do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Informações BPFron