A Vigilância Epidemiológica está monitorando o segundo caso suspeito de coronavírus em Foz do Iguaçu, registrado na noite desta segunda-feira (02). O paciente é um homem de 39 anos que retornou da França e entrou em contato diretamente com o Plantão Coronavírus ao identificar sintomas compatíveis com a doença tais como febre alta e tosse seca.
A equipe da vigilância epidemiológica orientou o paciente a procurar assistência e entrou em contato previamente com o hospital privado – conveniado ao usuário – para a abertura dos protocolos e cuidados necessários para o manejo correto da situação. Todo processo de deslocamento teve o monitoramento e acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. Na unidade, foi feita a coleta de exames e por ter sintomas brandos, ele recebeu alta e está em isolamento domiciliar com acompanhamento técnico da saúde.
Os exames já foram encaminhados ao Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e os primeiros resultados que examinam cinco tipos de Influenza e mais treze outros vírus respiratórios devem sair em 48 horas.
A Vigilância Epidemiológica informa que não há motivos para pânico, pois a conduta integra os protocolos internacionais para prevenir o contágio da doença. Segundo o balanço epidemiológico do coronavírus, a maior parte dos casos suspeitos é descartada. De acordo com dados do último boletim do Ministério da Saúde, foram descartados 162 casos e no Paraná, houve registro de 14 casos suspeitos e oito que deram negativo. Foz não possui nenhum caso confirmado de coronavírus.
Ainda é importante ressaltar que dos casos confirmados no mundo, mais de 80% são brandos, ou seja, semelhantes a uma gripe. Assim como os protocolos para outros tipos de doenças contagiosas, os grupos que requerem maior cuidado são os idosos e pessoas com comorbidades. A mortalidade registrada é de 1.5%, similar a de outros vírus.
O primeiro caso suspeito foi registrado em uma paciente que procurou a UPA do Morumbi no último sábado (29). Trata-se de uma jovem de 23 anos, vinda de Roma, na Itália. Assim como o segundo caso de suspeita, a paciente, também por ter sintomas leves, recebeu alta no mesmo dia e está internada em casa, com isolamento, e com acompanhamento de técnicos da vigilância epidemiológica e da saúde.
O Plantão Coronavírus pode ser acionado através do número (45) 99992-0550 e funciona como uma linha direta da Vigilância com moradores, profissionais ligados à saúde e visitantes que recebem informações precisas sobre o coronavírus repassadas diretamente pela equipe técnica da Secretaria de Saúde.
Assessoria