A parceria entre Itaipu Binacional e os governos estadual e federal em diversas ações de desenvolvimento no último ano, principalmente na área de infraestrutura, é a mais próspera da história da usina, avaliou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, durante visita informal à hidrelétrica, na tarde deste sábado (29).
Foi o encerramento de uma intensa agenda em Foz do Iguaçu nos últimos dois dias. Também no sábado, Ratinho Junior participou do 6º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), junto com os demais governadores da região, em um hotel da cidade.
Na sexta-feira (28), ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o governador participou da solenidade de inauguração da ampliação e melhorias no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; da assinatura da ordem de serviço para a construção de mais 600 metros de pista de pouso e decolagem, no mesmo terminal; e do anúncio da duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas. Em seguida, visitou o canteiro de obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que deve ficar pronta em 2022.
São algumas das diversas obras que serão pagas, parcial ou totalmente, com recursos da Itaipu Binacional e construídas com a colaboração de órgãos vinculados aos governos estadual e federal.
“Acredito que seja a parceria mais próspera dos últimos 30 anos ou da história da Itaipu”, afirmou. “Vimos nos reunindo desde o ano passado, por diversas vezes, elencando os projetos de infraestrutura que transformariam todo o Oeste do Paraná e ajudariam no desenvolvimento do Estado e, automaticamente, do Brasil também”, disse o governador.
“Nos últimos meses, de forma muito rápida, esses projetos passaram a sair do papel e começaram a virar realidade, o que está deixando a população muito feliz, porque por muito tempo isso tudo era prometido e não acontecia”, ressaltou. “Agora, o aeroporto de Foz maior e melhor é uma realidade, a nova ponte está se tornando e em breve a duplicação da BR-469 também será, novamente com a participação da Itaipu e do governo do Paraná e do Brasil.”
Segundo Ratinho Junior, a nova ponte vai impactar positivamente na logística e economia do Estado. “Vai fortalecer a relação do Brasil com o Paraguai, mas especialmente a do nosso Estado, porque temos uma conexão forte com o comércio, principalmente o agronegócio do país vizinho”, disse. “O Paraguai é um grande produtor de alimentos e acaba utilizando os nossos portos, de Paranaguá e Antonina, para pode fazer exportação. Facilitar o escoamento dessa produção pelo nosso Estado é uma conquista.”
À vontade após cumprir a agenda oficial, o governador foi à usina acompanhado da esposa, Luciana, e dos filhos Carlos, Yasmin e Alana. Eles foram recebidos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, onde assistiram ao filme institucional da empresa e seguiram em visita guiada pela Divisão de Relações Públicas da margem brasileira.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Assessoria