Foz do Iguaçu terá uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com funcionamento 24 horas para atendimento à Dengue. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do município, Nilton Bobato, na manhã deste sábado, 29, durante o programa Foz em Ação, na Rádio Cultura. De acordo com o secretário, a UBS será no Porto Meira.
Segundo Bobato, a Unidade irá funcionar no antigo Caic (Centro de Atenção a Criança e Adolescente), que estava sendo reformado na Avenida Javier Koelbl, na Vila Boa Esperança no bairro do Porto Meira. “Vamos adaptar rapidamente o espaço para atendimento à Dengue, teremos duas escalas médicas, durante 24 horas, com internamentos, com sala de emergência, com repouso para dengue, com soro, com medicação, com toda a estrutura que uma unidade 24 horas deve ter” explicou Bobato.
Ainda de acordo com o secretário, com a abertura do novo posto de atendimento, as Unidades Básicas que estavam abrindo no fim de semana não vão mais ser abertas. “Vamos mudar a estratégia, e essas equipes que estão atuando no fim de semana, vão ser remanejadas para a Unidade 24 Horas” informou.
Ele ressalta também que a opção pelo Porto Meira é devido ao alto número de pacientes com dengue daquela região. “Cerca de 30% dos atendimentos feito na UPA do Morumbi são de pacientes da região Sul da cidade, e nós temos, por determinação do prefeito, que fazer com que as UPAs recebam menos pacientes” argumentou.
Veja também:
Foz tem quase 10 mil notificações para Dengue e pacientes lotam UPAs
O atendimento na nova unidade será prioritariamente para dengue. No entanto, se houver outras comorbidades o atendimento não será negado. “Depois que a epidemia de dengue terminar vamos decidir se a unidade será mantida com atendimento 24 horas ou transferimos os atendimentos para o Ambulatório” disse Bobato.
Por enquanto as Unidades de saúde da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi II e KLP estão abertas nesse fim de semana para o atendimento à dengue e também para vacinação. As unidades funcionarão das 8h às 17h. Foz do Iguaçu tem, segundo o último boletim, quase 10 mil casos notificados de dengue com 1813 confirmados e está em estado de epidemia.