O jornal La Clave denunciou uma possível extorsão de um motorista brasileiro em Ciudad del Este cometida pela Patrulla Caminera, a polícia de trânsito do Paraguai. Segundo o jornal, a ação foi flagrada por um colaborador, que fez imagens do momento da ação dos agentes, e enviou para a redação. A matéria ressalta que estrangeiros são presas fáceis no Paraguai.
“A perseguição aos motoristas estrangeiros por parte dos inspetores da Caminera é uma questão que nunca vai acabar” diz a reportagem e segue “os condutores são presas fáceis para estes agentes quem como único objetivo trabalhar para si e não para o Estado, como deveria ser, mediante a aplicação de multas no caso da existência de infrações”. Ainda segundo a matéria, os agentes arrumam pretextos para multar os motoristas, mesmo quando não há irregularidades.
O La Clave afirma que normalmente os turistas que visitam o Paraguai são os favoritos dos policiais, pois são chantageados até finalmente dar a gorjeta ilegal, mesmo quando não cometem nenhuma transgressão. Ainda na reportagem o jornal relembrou a denúncia feita por um iguaçuense à Rádio Cultura no início desse ano, quando foi extorquido em 1500 reais após os agentes forjarem um teste de bafômetro falso.
Relembre a denúncia veiculada pela Rádio Cultura:
Iguaçuense relata ter sido extorquido em 1500 reais pela “Patrulla Caminera” no Paraguai
Veja a reportagem no jornal La Clave: