O Ministério da Saúde do Paraguai divulgou nesta sexta-feira (28) o boletim atualizado com os números da dengue no país. De acordo com o ministro Julio Mazzoleni, em uma semana foram confirmados mais 14 mortes pela doença, que chegam a 34 desde o início da epidemia.
Também foram confirmados mais 11.300 casos de pessoas infectados pelo vírus em todo o país. Mais 90 mortes ainda estão sob análise.
O pico da epidemia aconteceu nas primeiras semanas de fevereiro em Assunção e região metropolitana. Agora, segundo Mazzoleni, há uma desaceleração gradual dos casos. “É importante não baixar a guarda, porque estamos vendo uma expansão da epidemia à regiões do interior do país”.
As áreas de maior registro da epidemia estão nos bairros de Assunção e nas cidades de Mariano Roque Alonso, Villa Elisa e San Lorenzo, no Departamento Central. Em Paraguarí, Boquerón, Presidente Hayes, Cordillera, San Juan Nepomuceno e sul do departamento de San Pedro, se concentram outros focos da epidemia.
O ministro informou ainda, que o sorotipo Dengue-4 continua sendo o de maior circulação no país, enquanto o Dengue-2 está desaparecendo.