Um grupo de pessoas de Guaíra, que viajou para a Itália, região onde estão ocorrendo vários casos da doença, e retornou esta semana, apresentou sintomas parecidos com os sintomas do coronavírus. No entanto, a família alega que é gripe, e que já apresentava os sintomas antes da viagem. Eles estão em quarentena na própria residência.
O primeiro caso de Coronavírus confirmado no Brasil é de um brasileiro que também esteve na Itália, confira:
Brasil tem primeiro caso de coronavírus
O secretário de saúde do município, Marcos Rigolon, conversou com a reportagem da Rádio Costa Oeste Guaíra 89,7 FM.
O grupo atribuem os sintomas a drástica mudança climática, já que nesta época do ano na Europa o frio é intenso e eles permaneceram lá por um mês. Os sintomas se agravaram na chegada ao Brasil pois novamente se submeteram a outro choque térmico, com temperatura que chega a 40° na região em que vivem, relatou um dos membros da família, que estava em viagem com o grupo. Veja:
A Prefeitura de Guaíra emitiu uma nota. Leia na íntegra:
“Secretaria de Saúde informa que, por orientação da Secretaria do Estado de Saúde, o Município está seguindo as instruções e o protocolo do Ministério da Saúde para investigação e prevenção de um possível caso suspeito de Coronavírus no Município de Guaíra.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, no momento o caso ainda não se encaixa como suspeito pelos sintomas, mas sim pelo fato do paciente ter realizado uma viagem recentemente a Itália, o pais possui casos confirmados da doença. Essas medidas estão sendo tomadas para que seja mantida a saúde do paciente e a prevenção, evitando que haja a propagação acaso seja confirmada.
Na manhã desta terça-feira (25) foi realizada a coleta do material para análise e encaminhado para Curitiba. Dentro de alguns dias o Município receberá o resultado.
Informamos que essas são medidas de precaução conforme orientação da SESA Paraná. Todas as pessoas que realizarem viagem para locais que estiverem em alerta, irão passar por esse mesmo protocolo para que sejam descartadas as hipóteses.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o paciente está em isolamento em casa, sendo monitorado pela equipe. A princípio não é considerado que seja coronavírus, mas estão sendo tomadas todas as medidas de precauções e protocolos.”