O Carnaval da Saudade, realizado na Rua Marechal Deodoro, no centro de Foz, já é tradicional na cidade e tem atraído cada vez mais público. Neste ano não foi diferente, centenas de pessoas estiveram na rua, que fica fechada para os foliões, para brincar o Carnaval. No entanto, membros da igreja Assembleia de Deus, que fica bem próxima onde acontece a festa, na Rua Quintino Bocaíuva, reclamaram do barulho e das condições de tráfego no local.
Nas redes sociais, membros da igreja afirmaram que alguns foliões chegaram a usar o estacionamento da igreja para urinar. O pastor presidente Isaías Cardoso se manifestou declarando que a igreja não é contra a festa, porém argumenta que o local não é apropriado.
A igreja emitiu uma nota de repúdio ao evento. Confira:
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS: NOTA DE REPÚDIO AO EVENTO CARNAVALESCO 2020 ORGANIZADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU – PR.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Foz do Iguaçu, vem publicamente expor o REPÚDIO AO EVENTO CARNAVALESCO em nome da Diretoria, Pastores, Obreiros, e milhares de membros afiliados em mais de 60 igrejas fixadas em todas as regiões desta cidade em razão do flagrante desrespeito da atual administração municipal do Prefeito Chico Brasileiro, em face da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Denominado “Carnaval da Saudade”, e apoiado pela gestão municipal, na pessoa do Prefeito Chico Brasileiro, o evento aconteceu no último dia 23.02.2020 e trouxe diversos transtornos aos membros da Igreja Sede – localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 991, Centro; bem como aos moradores das redondezas, usuários e turistas.
É lamentável perceber que a atual administração municipal do Prefeito Chico Brasileiro e os secretários envolvidos, não mediram quaisquer esforços para propiciar um ambiente seguro e favorável para os cidadãos usufruírem de um evento carnavalesco em segurança, bem como desrespeitaram os demais munícipes, não participantes do evento, com perturbação do sossego.
O vídeo que segue nesta nota, fala por si só, acerca do triste episódio de aglomeração, sujeira, desrespeito ao patrimônio público, privado e religioso.
Esperamos que nosso legislativo tome as medidas cabíveis necessárias para que no próximo ano, eventos desse teor sejam realizados em locais apropriados, garantindo segurança, que seja longe do centro da cidade afim de evitar todos os transtornos vividos por nossos membros, irmãos e amigos.
Organização, segurança, paz e harmonia, são atributos de uma sociedade organizada.
Em respeito a todos os prejudicados com o evento, finalizamos essa carta aberta às autoridades munícipes, esperando devidas providências de quem gere o nosso amado povo de Foz do Iguaçu.
Igreja Evangélica Assembleia de Deus,
Foz do Iguaçu – PR, 24.02.2020.
Veja as imagens registradas pelos membros da igreja:
Com isso, na manhã desta segunda-feira, 24, uma reunião está sendo realizada na Fundação Cultural envolvendo o diretor da Fundação, Juca Rodrigues, representantes da igreja, e empresários da rua para debater uma solução para que a festa não atrapalhe ninguém.
A rádio Cultura entrou em contato com a Fundação Cultural e foi informada pela assessoria de imprensa que o Foztrans deve apresentar uma alternativa para o trânsito no local.