Em menos de 24 horas, dois casos de golpe contra turistas brasileiros foram registrados em Cidade do Leste, no Paraguai, na tarde de sábado (22).
No primeiro caso, o passeio de compras se tornou o pesadelo para uma família que tentou comprar o celular no país vizinho. Logo após a compra, os turistas se sentiram lesados com a aquisição do aparelho que não entregou o que foi prometido.
A Polícia Turística do Paraguai teve que ser acionada para comparecer ao estabelecimento e negociar com os responsáveis da loja. A negociação terminou com o ressarcimento do valor pago pelo celular.
No segundo caso, dois turistas de Balneário Camboriú foram vítimas de fraude ao realizarem a compra de produtos no Paraguai. No momento do pagamento, que foi realizado via cartão de crédito, foi solicitado para as vítimas confirmarem o pagamento por telefone. Desconfiados da situação, os turistas cancelaram a compra, mas mesmo assim o valor foi debitado do cartão.
Ao tentarem resolver a situação, os turistas foram expulsos do estabelecimento e o caso foi enviado ao Ministério Público para ressarcimento da compra.
A Polícia Turística do Paraguai foi criada em 2008 e atende exclusivamente casos de golpes contra turistas em Cidade do Leste. A sede fica localizada na Aduana Paraguaia logo após a Ponte da Amizade. Para registar a denúncia, a vítima deve estar com a mercadoria e nota fiscal em mãos. Caso o pagamento for feito com cartão de crédito, a fatura deverá ser levada.
Fonte: CATVE