Na noite de sexta-feira (21), algumas pessoas avistaram pontos luminosos no céu de determinadas cidades do Sul do Brasil — inclusive em Foz do Iguaçu. Nas redes sociais, diversos usuários escreveram sobre o assunto, surpresos com o fenômeno.
No entanto, não é a primeira vez que isso acontece — em dezembro de 2019, as luzes foram vistas em diversas cidades —, e, de acordo com o diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Renato Cássio Poltronieri, também não será a última. Os pontos vistos são o brilho de satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX.
— Vai acontecer muitas vezes ainda. Quando lançam uma nova trilha (de satélites) e eles estão se posicionando, eles aparecem — explica.
A quinta missão da SpaceX, com dezenas de satélites, foi lançada na quinta-feira (17), na Flórida. O envio faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo. No Rio Grande do Sul a visualização foi melhor. Poltronieri esclarece que, enquanto eles estão em órbita baixa, é possível enxergá-los a olho nu:
— Conforme eles passam, a luz solar bate nas antenas e causa aquele brilho. O Rio Grande do Sul está em uma latitude mais baixa, o que proporciona melhor visualização em sua trajetória.
Vários internautas afirmaram ter visto os pontos de luz, inclusive em Cascavel.
Uma gravação de Alfredo Dal’Ava Junior — do projeto RMS, da Bramon — flagrou quando uma “turma” de satélites pôde ser vista em São Paulo, na madrugada deste sábado (22). É possível vê-los a partir de um minuto de vídeo:
Fonte: Zero Hora