@faladantas, @faxinaboa, @aflaviaferrari, @alexcursino, @ekrominski e @lilianeferrari são os “endereços” usados nas mídias sociais pelos influenciadores digitais convidados para divulgar os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu e da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Juntos, eles (que na verdade são, respectivamente: Jéssica Dantas, Verônica Oliveira, Flávia Ferrari, Alex Cursino, Erick Krominski e Liliane Ferrari) somam quase 700 mil seguidores no Instagram e 2,3 milhões de inscritos nos canais do Youtube. Vindos de lugares distintos do Brasil, os seis se reuniram na fronteira para um desafio: participar de um reality, um programa em que são submetidos a situações da vida real que, na verdade, são provas para contagem de pontos numa espécie de competição. Do grupo, 4 foram competidores, 1 apresentador e um consultor.
O projeto inédito é do Visit Iguassu (instituição sem fins lucrativos e apartidária que promove o marketing do Destino Iguassu para atrair mais turistas) em parceria com 3 shoppings e 2 destinos turísticos associados. Os Hotéis Viale foram o único grupo hoteleiro envolvido, servindo como casa dos participantes por quase uma semana. A influenciadora digital Jéssica Dantas, que mora em Salvador, elogiou o acolhimento dos funcionários do hotel e dos moradores de Foz, e destacou a diversidade de atrativos: “Não dá para vir para ficar apenas 2 ou 3 dias. Tem muita coisa para ver!”, recomendou.
“Foi uma experiência inovadora e muito produtiva,” avalia o gerente comercial dos Hotéis Viale, Luciano Ferreira. Ele considera que a divulgação, via internet, contando com o aval dessas pessoas que exercem influência nas decisões, é um recurso importante de consolidação da região trinacional como destino turístico. O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, já recebe mais de 2 milhões de pessoas por ano, com crescente registro nos gráficos de visitação. A cidade tem uma das maiores redes hoteleiras do país. Os Hotéis Viale fazem parte de uma rede iguaçuense e, em 2019, receberam mais de 200 mil hóspedes.
O Iguassu Reality Trip
O programa batizado de Iguassu Reality Trip vai ao ar em março. Serão 7 episódios, de cerca de 7 minutos cada um. A divulgação oficial será pelas mídias sociais do Visit Iguassu: Instagram, Facebook e Youtube. O primeiro episódio será postado no dia 3 de março. As provas e desafios foram realizadas em Foz do Iguaçu/Brasil, em Puerto Iguazu/Argentina e em Ciudad Del Este/Paraguai. O vencedor ganhará uma viagem de volta a Foz do Iguaçu com direito a R$ 6 mil em compras em shoppings da fronteira.
Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, em termos de marketing, o Iguassu Reality Trip faz a promoção das atrações do Destino Iguassu de forma descontraída, já que funciona por meio de uma competição. “Além disso”, complementa, “utiliza mídias digitais extremamente acessadas hoje, como o Instagram, e envolve influenciadores de diferentes segmentos e ainda com uma audiência engajada.”
Assessoria