Famílias e visitantes acompanharam de perto a programação na noite desta sexta-feira, 21, na Praça da Paz, durante a abertura do Carnafalls 2020. A folia contou com uma programação diversificada de bandas com repertórios atendendo aos mais diversos gostos.
O espaço contou também com a Carnafeira, onde feirantes ofertaram variedade em artesanato e gastronomia. Hoje (22) a programação segue no local com início às 17h. As atrações musicais incluem, além de DJ, banda e a participação da bateria da Mocidade Unida. Às 20 horas, acontece o Concurso Meninas Veneno.
O Carnafalls segue até terça-feira (25) em outras localidades como; Praça da Bíblia, Centro de Convivência do Idoso, Praça 7 de Setembro e Marechal Deodoro (Carnaval da Saudade).
Foliões
A noite de sexta marcou a abertura do Carnafalls 2020 e atraiu a atenção de muitos foliões, como a família de Saulo Silva, vindos do Maranhão. “Eu sempre gostei muito de carnaval, e por aqui é um carnaval diferente, mais calmo, mas gosto de aproveitar com a minha família do mesmo modo”, disse ao lado da esposa e do filho de 6 anos.
As amigas Vera, Laura e Youzhu, estavam animadas. “Estamos aqui; uma brasileira, uma argentina e uma chinesa, que em comum gostam muito de pessoas, da alegria que é o carnaval”, disse Vera. Para a amiga argentina, a festa brasileira é especial. “Brasileiros são muito alegres”. A opinião também foi dividida pela colega chinesa, “ festa, amigos e música. Tudo junto é muito bom”.
Parceiros
Alguns blocos também estiveram presentes na avenida. Entre eles, as Onças do Bem, que se divertiram e ainda realizaram uma boa ação. “Nosso espaço está aberto para receber doações de alimentos e roupas, que mais tarde serão doados a entidades aqui na cidade. Nossa ideia é fazer uma união entre diversão e solidariedade”, disse Eliandra Vedoy.
Quem também aproveitou a festa para uma ação social foram membros da Rede Proteger, Assistência Social, Conselho da Criança e do Adolescentes e universidades, que realizaram uma mobilização contra a violência a crianças e adolescentes, trabalho infantil e exploração sexual. “Vamos fazer esse trabalho em todos os dias do carnaval, buscando sempre informar as pessoas sobre essa realidade e ainda oferecer os canais de acesso como o Disque 100 e conselhos tutelares”, comentou André dos Santos, da secretaria de Assistência Social.
Movimento
Com clima mais ameno, a realização da Carnafeira no período noturno junto à programação do carnaval, empolgou os feirantes. “É muito válido adotar esse horário para a feirinha, as pessoas vêm. Hoje o movimento foi tranquilo, mas para amanhã (hoje) esperamos mais foliões, a expectativa é boa”, comentou o feirante Alderigi Machado que comercializa alimentos.
Em clima de festa e muita segurança – com a participação efetiva de policiamento – a festa foi encerrada às 22 horas. O Carnafalls também conto com apoio de parceiros como Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Rede Proteger, Comissionado de Justiça, conselho tutelar, bombeiros, brigadistas e segurança privada. “Prezamos muito pela segurança em meio a eventos onde a alegria deve ser o foco principal”, comentou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
Para os próximos dias de folia, Rodrigues alerta para a importância de temas abordados na campanha de carnaval que inclui, menores estarem acompanhados de pais e responsáveis.
Confira a programação do final de semana:
Dia 22 (sábado)
Praça da Paz
18h22h – Feira Extra de Carnaval
17h – DJ Yuri Carnaval – o baile da década
17h30 – Flash mob Young Dance
18h/22h – Jeba O Pretto
19h30 – Apresentação de cultura popular: Bateria Mocidade Unida
20h – Concurso Meninas Veneno
Dia 23 (domingo)
Praça da Paz
9h/12h – Feirinha + Roda de Samba
Marechal Deodoro “Carnaval da Saudade”
15h – Carnaval – o baile da década (DJ)
15h/19h – Banda Ultravioleta
18h – Concurso de Fantasia Infantil e Infanto juvenil
19h/22h – Banda Sabanna no Carnafalls