“Lyz Parayzo – Artista do Fim do Mundo” é um documentário que conta a história de Lyz, artista visual que, através da sua obra, coloca em discussão o espaço na arte ocupado por alguém não binário provindo da periferia. Produzido e dirigido pelo acadêmico Fernando Santana, do curso de Letras – Artes e Mediação Cultural da UNILA, o filme já foi exibido em nove festivais, passando por Brasil, Argentina e Paraguai. No 13º Festival de Cinema Visões Periféricas, no Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Edina Fujii CiaRio, como melhor filme de curta-metragem da categoria Cinema da Gema. Já no 2° Festival Tela Universitária de Cinema da UFBA, em Salvador, o documentário venceu na categoria de Melhor Montagem. O filme foi selecionado também para o festival “First-Time Filmmaker Sessions no Lift-Off Global Network”, que será realizado em Londres (Inglaterra), no mês de março.
De acordo com o estudante, 2019 foi o ano mais importante de sua vida, pois foi o primeiro ano na UNILA e quando deu início a vários outros projetos artísticos relacionados à música e ao audiovisual. “Depois que me formar, continuarei estudando. Quero levar a comunicação, a arte adiante. Mediar o audiovisual e vozes que precisam ser ouvidas”, completa.
Como será exibido em outros festivais neste ano, o filme “Lyz Parayzo – Artista do Fim do Mundo” ainda não pode ser assistido online.