Na noite de terça-feira, 11, a equipe da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu realizou mais uma busca noturna na região da Delegacia da Polícia Civil e o resultado é preocupante! Em quatro horas de trabalho foram encontrados 110 escorpiões.
Em outra busca semelhante realizada no último dia 30 de janeiro outros 34 já haviam sido localizados na mesma região. Inclusive, uma fêma já capturada estava ‘grávida’, com 25 embriões.
De acordo com o médico veterinário da Vigilância, Geovane da Silva, esse é o maior número encontrado pela equipe nos últimos anos. Ele destaca a importância de toda a população cuidar dos seus terrenos, deixa-los limpos para não ter criadores de insetos, que são alimentos desses animais, e alerta: acidente com escorpião amarelo pode ser fatal!
Ainda no mês de janeiro, uma busca foi realizada na região entre a prefeitura e a rodoviária, e 11 animais foram encontrados. Em 2019, em quatro buscas noturnas, foram encontrados aproximadamente 140 escorpiões nessa mesma localidade. Durante todo o último ano foram 212 animais capturados no município.
Por conta desses altos números, a Vigilância reforça a importância de a população tomas todos os cuidados e, em caso de encontrar algum escorpião, encaminha-lo para a equipe, pois assim será possível realizar um mapeamento das regiões de maior incidência, e consequentemente programar ações de controle.
Costa Oeste News