O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur) se reuniu na terça-feira (4) com a Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Infraero e Associação de Motoristas de Aplicativos, para definir ações contra o transporte ilegal de passageiros por veículos particulares não regularizados que atuam na região do aeroporto.
O diretor do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Fernando Maraninchi, explicou que os representantes entenderam que a situação em que se encontra o oferecimento desse tipo de transporte no aeroporto não pode continuar. “Eles estão oferecendo o serviço com o aplicativo desligado, com pessoas não cadastradas, o que não concede nenhuma segurança ao usuário e contrário a todos os dispositivos da lei”, disse.
Segundo Maraninchi, cerca de dois mil motoristas de transporte individual atuam em Foz do Iguaçu, porém, apenas 800 estão cadastrados e regularizados no Foztrans.
O inspetor da PRF, Luiz Gênova, disse que os órgãos de segurança e fiscalização irão coibir o transporte que não seja regularizado. “Será formada uma força tarefa nos principais horários de movimentação de aviões para tomar conta do espaço público onde pessoas que estejam se apropriando do transporte de passageiros fora de aplicativo, não consigam operar lá. Para que os realmente estabelecidos consigam operar”, explicou.