Grampo Comunicação
Em palestra no Show Rural Coopavel 2020, nesta segunda-feira, 3, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou um panorama sobre a sanidade agroecológica no Paraná. Ele destacou que produtos de qualidade e seguros ganham mercados e geram renda. O diálogo é uma das ações em que o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) participa durante a feira de agronegócio.
Em sua explanação, Ortigara abordou os avanços obtidos no estado nos últimos anos, resultado de estratégia adotada e implementada conjuntamente pelos setores público e privado. Entre os exemplos na área, ele citou o fim da vacina contra a febre aftosa, o funcionamento do Sistema de Trânsito Agropecuário (Sistran), o zoneamento de cultivo, o vazio sanitário, o programa alimento seguro, entre outras iniciativas.
“O agro é o principal negócio no Paraná. Para ir bem, tem que contar com um ambiente saúdavel”, enfatizou o secretário. “Temos um trabalho de articulação técnica entre o Governo do Estado, agricultores, cooperativas e a agroindústria. Nossa produção atende aos mercados mais exigentes do mundo”, apontou Norberto Ortigara.
Juntamente com o secretário, o engenheiro agrônomo e consultor, Airton Spies, explanou sobre o tema Sanidade agropecuária: um patrimônio do agronegócio brasileiro. “Consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar e exigir produtos seguros”, afirmou, para demonstrar a importância da excelência sanitária. Spies é ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina.