“Fatores que ampliam ou reduzem o desempenho dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica”. Este é o tema de palestra proferida diariamente, sempre às 15h, na arena do estande da BioWatts, pelo Doutor em Energia e professor da USP, Roberto Valer, que também é pesquisador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do IEE-USP e membro de grupos de pesquisa sobre o tema no Peru, Brasil e Espanha.
Em sua palestra, franqueada à participação de todos os visitantes deste Show Rural, o pesquisador alinha cuidados, dicas e pequenos segredos que podem fazer a diferença entre o sucesso e a insatisfação do futuro empreendedor em energia solar.
“Precisamos partir do princípio de que, de um modo geral, o investidor entende muito pouco do processo de geração. Não é igual à aquisição de um celular novo, por exemplo, onde os detalhes e habilidades são palpáveis. Aqui, independentemente do fornecedor, existem muitos pequenos detalhes que é preciso levar em conta, para uma decisão segura”, observa.
Segundo ele, um dos aspectos a considerar, por exemplo, é quanto à estrutura de fixação das placas, onde alumínio e parafusos inox sobrevivem por um prazo superior aos 25 anos de garantia, enquanto outros materiais de menor qualidade sofrem corrosão em poucos anos.
Palestras e experiência
Além da palestra das 15h, com o professor Roberto Valer, o CEO da BioWatts Pedro Tochetto e o engenheiro Victor Vitor Hugo Cordeiro Teixeira, diretor de engenharia, se revezam ao longo do dia, em mini conferências, onde abordam aspectos técnicos e apresentam experiências de agropecuaristas que já produzem energia, colhendo resultados.
Assessoria