Um festival na noite de domingo (2) deu início às comemorações de fundação de Ciudad del Este a cidade paraguaia da tríplice fronteira, que completa 63 anos nesta segunda-feira e dia do padroeiroSan Blás. O evento aconteceu em frente à catedral, na região central da cidade.
À meia noite, o grupo Marichi subiu ao palco para cantar “Felicidades”, junto com as milhares de pessoas que acompanhavam o evento. Em seguida houve uma queima de fogos de artifícios e a apresentação de Néstor Ló e los Caminantes.
Ainda na última semana várias lojas informaram que mesmo com o feriado municipal, estarão atendendo normalmente os compristas nesta segunda-feira.
Programação de aniversário – 3 de Fevereiro.
Atividades religiosa-Catedral San Blas
7:00 Procissão pelas principais avenidas da cidade
9:00 Santa Missa central. Presidida por Monseñor Guillermo Steckling, bispo de Ciudad del Este, concelebrada com outros sacerdotes da Diocese
10:00 Benção de veículos em geral, em frente a explanada de la catedral
12:00 Almoço com todas as feligresías (Karu guasu), no salão paroquial
19:00 Santa Misa, com Monseñor Alejandro Ruffinoni
Atos protocolares
8:30 Hino de fundação (predio de Portos)
8:30 Recepção e boas vindas aos visitantes
8:45 Içamento da bandeira paraguaia e entonação do hino nacional com a banda de músicos da Polícia Nacional
9:00 Benção religiosa, a cargo de presbítero Fabio Recalde
9:20 Oferenda floral, toque de silencio com a Armada Nacional
9:40 Discurso de Elseario Alcorta Cubas, em lembrança aos pioneiros
9:50 Discurso de Alejandro Anisimoff, presidente da comissão de eventos
10:10 Brindes
10:45 Encerramento do ato
11:00 Entonação do hino nacional
11:20 Homenagem aos pioneiros
Gineteada
14:00 Apresentação de grupos musicais na seccional colorada N° 1 com a presença ae Banda Martinense, Grupo San Salvador e Banda Tava´i.
HISTÓRIA
Após a queda do presidente argentino Juan Domingo Perón, na década de 50, o governo paraguaio tomou a decisão de promover vigorosamente a chamada “Marcha para o Leste”, buscando chegar ao Oceano Atlântico através do Brasil. O problema principal era que a saída através do Rio da Prata tinha um frete excessivamente caro, que fez com os produtos exportassem pouco ou não fossem competitivos, além de exageradamente caros aqueles que eram comprados do exterior.
A continuação da rota para a margem do Rio Paraná foi de grande importância. À frente das obras, foi nomeado o então capitão Porfirio Pereira Ruiz Díaz, encarregado dos contingentes de várias unidades militares para realizar a tarefa de construir cerca de 200 quilômetros de trecho a partir de Coronel Oviedo. O traçado da rota já havia sido feito, de modo que o trabalho consistia basicamente em ganhar as subidas das montanhas, em condições muito adversas. Era comum aqueles que participavam do trabalho duro adoecessem ou enfrentarem animais selvagens e também chuvas pesadas e frequentes.
Tudo isso serve para medir o esforço que significou a abertura da estrada, que abriria novas perspectivas para o país, que terminaria com a fundação de uma cidade. Em 1955, a Comissão Misto Paraguaia-Brasileira foi criada para impulsionar a estrada para o leste. E em 1956, foi realizado um voo de reconhecimento no Alto Paraná, para definir o local de fundação da nova cidade.
Assim, foi fundada por decreto em 3 de fevereiro de 1957, a cidade de “Puerto Flor de Lis”, solicitado pelo governo para buscar a saída para o Oceano Atlântico pelo Brasil, e assim parar de depender pela saída para o mar pelo Rio da Prata. Pouco depois da fundação, o nome foi modificado novamente para “Puerto Presidente Stroessner”, em homenagem ao Presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner.
Após o golpe de estado que depôs o ditador em 3 de fevereiro de 1989, o comando revolucionário utilizou o nome Ciudad del Este. Nos dias posteriores, através de plebiscito, os cidadãos elegeram e confirmaram o nome de Ciudad del Este.[1]
Os primeiros habitantes que pisaram a terra vermelha de Ciudad del Este estão desfrutando hoje a sua conquista, porque nunca imaginaram como seria forte e florescente em tão pouco tempo. Os privilégios que a natureza dotou esta cidade contribuíram muito para o seu progresso, inclusive pela proximidade com a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, e também com a Argentina.
Foi difícil se estabelecer na região por causa das selvas inóspitas que cobriam, mas a cidade teve um enorme boom econômico com a construção da ponte e barragem Acaray e Itaipú entre os anos 60 e 70, a economia local foi consolidada e urbanizada rapidamente. É uma das cidades mais cosmopolitas do mundo; Na área há muitos imigrantes de diferentes nacionalidades, como chineses, árabes, indianos, coreanos, etc. Atualmente é a segunda cidade mais desenvolvida e povoada do país, sendo a única cidade do país, além de Assunção, sendo 100% urbanizada a população.
Fonte: Wikipedia