Mais de 90 detentos fugiram da Pentenciária de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na fronteira com o Mato Grosso do Sul na madrugada deste domingo, 19. A informação foi confirmada pela Ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez. Ela disse que fugiram 92 presos que fazem parte do grupo Criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital, o PCC. Os fugitivos fugiram por um túnel.
Ainda segundo a ministra, todos os fugitivos são de alta periculosidade e a orientação da Polícia Nacional é para que a população tome cuidado nas próximas horas. Dos 92 detentos que fugiram apenas um deles foi recapturado até agora.
De acordo com a ministra, a fuga pode ter sido facilitada pelos agentes penitenciários. “Não é um trabalho de um dia, de uma noite, há uma forte suspeita de que funcionários estejam envolvidos com o esquema de corrupção” afirmou Pérez. O chefe da Penitenciária e o de segurança foram afastados dos cargos. A segurança no local foi reforçada por agentes da Polícia Nacional.
Atualização:
Em nova contagem, a polícia paraguaia concluiu que foram 75 presos que conseguiram fugir e não 92 como havia sido informado a princípio. Destes, 50 estavam na planta alta do pavilhão, enquanto que 25 estavam na parte de baixo. Câmeras de segurança estão sendo analisadas, e já foi possível perceber que a movimentação começou às 4h da manhã.
O que chamou a atenção é que os guardas, que deveriam ter informado a movimentação diferente nada fizeram. Para chegar até o túnel, os presos que estavam no pavilhão de cima saíram por um portão que deveria estar fechado, no entanto, estava aberto no momento. A polícia informou que já está com a lista de suspeitos.
Fonte: Última Hora