A Diretoria de Vigilância Sanitária do Paraguai advertiu nesta quinta-feira (16) que a epidemia de dengue deverá se agravar no próximo mês. As autoridades fazem um apelo à população, para que tomem precauções e reforcem o combate aos criadouros do mosquito. Essa já é considerada a pior epidemia da doença já registrada no país.
Guillermo Sequera, diretor-geral da Vigilância da Saúde, informou que a epidemia de dengue aumentou consideravelmente, advertindo que fevereiro a situação será mais complicada.
“O período mais complexo será em fevereiro, quando o pior está por vir. Agora temos casos em 95% da capital e (departamento) central, embora o restante do país também vai acumular casos nos principais centros urbanos”, disse Sequera, ressaltando que as epidemias duram entre 12 e 13 semana, por isso espera-se que os casos comecem a diminuir no final de março.
Em agosto de 2019, o Ministério da Saúde alertou sobre a possibilidade de uma epidemia de dengue superior as registradas em anos anteriores.
Até agora foram registrados seis mortes suspeitas por dengue. De janeiro de 2019, até este início de 2020, foram registrados 11.392 casos de dengue, com 992 confirmações pelo Laboratório Central do Ministério da Saúde Pública.