O governo argentino lançou uma nova edição do programa denominado Preços Cuidados, que congela os preços de uma lista predeterminada de produtos de segundas marcas em alguns supermercados. A nova versão conta com 310 produtos, que inclui primeiras marcas e uma redução de 8% dos preços. O programa ficou disponível em 2.220 supermercados do país a partir de ontem (7) e levará um prazo médio de 10 dias para se instalar totalmente.
“O objetivo é cuidar do bolso dos argentinos”, disse o chefe de Gabinete Santiago Cafieiro durante o lançamento, acompanhado pelo ministro de Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas, e a secretária de Comércio Interior, Paula Español.
Lançado em 2014 pela então presidente Cristina Kirchner, atual vice-presidente, com a ideia de congelar os produtos por três meses e aliviar o peso da inflação, o programa foi renovado até o fim de seu mandato, em 2015, e mantido por seu sucessor Mauricio Macri, em diferentes versões de listas. Quando começou , Preços Cuidados, uma marca que já se instalou na Argentina, tinha somente 194 produtos e chegou a ter cerca de 600 durante o governo Macri, incluindo vinhos e cervejas.
Fonte: Valor Investe