O aplicativo de transporte individual Uber inicia sua operação em Cidade do Leste, no Paraguai, às 15h desta quarta-feira (18). De acordo com a empresa estadunidense, cerca de 5 mil motoristas demonstraram interesse em trabalhar na plataforma, enquanto outras 24 mil já baixaram o aplicativo em Cidade do Leste, Caaguazú e Coronel Oviedo.
O Sindicato dos Taxistas Unidos del Este (TAUDE) qualificou a instalação da Uber na cidade como irregular, afirmando que o serviço não cumpre as resoluções municipais. Os taxistas anunciaram que tomarão medidas para impedir o funcionamento do aplicativo na cidade, exigindo providências às autoridades municipais. No momento não está prevista uma mobilização nas ruas.
“Entendemos que é um trabalho ilegal e vamos em detrimento dos trabalhadores paraguaios. Não somos contra que eles também trabalhem, mas tem que trabalhar cumprindo as leis municipais e outras normas”, disse Gustavo Espínola, presidente da TAUDE.
Em Assunção, a Uber opera desde dezembro de 2018. Antes do aplicativo norte-americano, o país já contava com o MUV, um aplicativo paraguaio similar a Uber.