O projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública – com o apoio de Itaipu Binacional – para combater o crime organizado, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) será inaugurado na segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR). Participam da cerimônia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
O Centro Integrado de Operações de Fronteiras (CIOF) que vai funcionar dentro do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com investimentos da Itaipu, segue o modelo dos Fusions Centers, ou os Centros de Fusão, instaurados nos EUA, os quais promovem o compartilhamento de informações entre órgãos de segurança, de justiça e de investigação americanos.
O CIOF é um projeto do Ministério da Justiça para integrar as forças de segurança brasileiras e Foz terá o plano piloto da iniciativa. O objetivo é intensificar e fortalecer a integração entre os agentes de segurança pública no combate ao crime organizado transnacional e atuará prioritariamente em três frentes: operação ostensiva, auxílio de investigação e combate ao crime organizado.
Assessoria