O Geógrafo Dantas Duarte enviou para a rádio Cultura um ‘pré-projeto’ para a construção de um viaduto ligando a Avenida Ranieri Mazzilli ( continuação da Av. José Maria de Brito) à Avenida Garibaldi, no cruzamento com a BR 277, na região do CTG-Charrua. Atualmente no local há uma rotatória, que deverá ser fechada nos próximos dias pela Ecocataratas, empresa que administra a rodovia. A decisão pelo fechamento foi realizada em conjunto entre a empresa, PRF e DER.
Em texto publicado em sua página no facebook, Duarte ressalta a necessidade de a BR 277 s transformar em um fator de união entre as regiões da cidade, e não de separação e de perigo para os cidadãos.
Confira:
Nessa semana comemoramos a abertura de mais um viaduto que possivelmente resolverá alguns problemas de travessia entre importantes avenidas com a BR 277. É também nessa semana em que está sendo anunciado o fechamento de uma importante ligação entre as partes norte e sul de Foz do Iguaçu, e por isso, venho propor nesse esquema como seria um viaduto ligando a Avenida Garibaldi e a Avenida José Maria de Brito, aproximando a região da Vila A, Lancaster, Três Bandeiras entre outras de importantes pontos de interesse como a rodoviária, o Centro Cívico (que sequer está concluído), a Avenida João Paulo II, entre outros.
Se há movimento hoje nessa região, é porque é mais cômodo aos moradores das regiões citadas a passagem por essa área. Um viaduto mal dimensionado como o Lyrio Bertoli não suportará uma sobrecarga dessas por muito tempo, caso o Charrua seja definitivamente fechado. Deve-se lembrar que a plena fluidez entre as regiões norte e sul da cidade só terá sucesso com um sistema de viadutos e passarelas, que facilitem a movimentação de pedestres, ciclistas e automóveis.
Vale lembrar que não só o Charrua precisa de um viaduto, mas a região do Hotel Rafain Palace e também a região do Jupira-Vila Portes. Fora isso, um único viaduto aqui e outro ali não adiantará muita coisa, pois o conjunto de viadutos e vias binárias funcionam como um sistema que garante a livre circulação entre bairros sobre e sob a BR 277, tornando essa BR um fator de união entre as regiões da cidade, e não de separação e de perigo para os cidadãos.
Confira o projeto: