Autoridades da Rússia chegaram esta semana ao Paraguai para pactuar uma união entre os países no combate ao narcotráfico. A Operação Nova Aliança XXI pretende receber informações do serviço de inteligência russo através da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai.
O ministro de Assuntos Internos da Rússia, Igor N. Zubovm, acompanhado do cônsul russo no Paraguai, Nikolai Potemkim, anunciou durante a reunião no aeroporto da cidade de Pedro Juan Caballero, que agentes paraguaios da SENAD irão até a Rússia receber uma capacitação.
O encontro foi chefiado pelo ministro da SENAD, Arnaldo Giuzzio, que em seguida explicou à imprensa algumas ações que serão tomadas entre os dois países. A primeira é a capacitação, que servirá para o combate mais ostensivo ao tráfico de drogas no Paraguai. Depois será estabelecido um canal de informação aberto para coordenação de tarefas de inteligência.
“Até o momento esses foram os pontos acordados, considerando que é apenas o começo, sendo que as autoridades russas mostraram interesse em apoias as estratégias da SENAD para erradicar o crime de tráfico no nosso território”, disse Giuzzio.