Fonte: AMN
Para marcar o Dia Mundial de Combate a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), promove nesta segunda, quarta e quinta-feira (02, 04 e 05), um mutirão de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Os testes serão ofertados no saguão do Centro de Especialidades Médicas (CEM), da Avenida Paraná, sempre das 8h às 12h. A ação também conta com parceria da 9ª Regional de Saúde.
“Essas ações são muito importantes para ampliar o acesso aos testes e promover o diagnóstico precoce. Quanto antes o usuário diagnosticar e iniciar o tratamento, maior é a qualidade de vida e a estabilização da doença”, expressou o Coordenador do Programa de IST/Aids, Wanderley Furtado. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável e a pessoa não irá desenvolver Aids.
O Dia Mundial de Combate a Aids é lembrado em 1º de dezembro e foi criado em 1987 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de alertar a população e conscientizá-la sobre as formas de combate ao HIV.
O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. De acordo com o boletim epidemiológico 2019, a infecção por HIV/AIDS cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%), principalmente em relação aos homens.
Em Foz do Iguaçu, foram 269 casos registrados de janeiro a outubro de 2019, sendo 164 recentes. Deste total, 80% são de moradores de Foz do Iguaçu. De acordo com Furtado, assim que o usuário recebe o resultado positivo, ele é encaminhado para o tratamento através do SAE. O serviço fornece atendimento médico, medicação gratuita, apoio psicológico e encaminhamentos para especialistas.
O tratamento é feito com antirretrovirais gratuitos. A medicação considerada uma das melhores do mundo age rapidamente. Entre três e seis meses, a carga viral passa a ser detectável.