O 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) começa nesta quarta-feira (27), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). O evento segue até sexta-feira (29), com mais de 100 atividades envolvendo temas como segurança cibernética, iniciação científica, negócios e inovações, hardware e robótica, gráficos e multimídia, entre outros.
A abertura oficial será às 14h, porém as atividades começam mais cedo, às 10h, com a palestra de Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International e um dos principais ícones do software livre mundial. “Maddog” está entre os mais de 100 palestrantes confirmados para o evento, que também vai contar com minicursos, workshops, oficinas e um espaço para exposição.
Entre as novidades desta edição do Latinoware está a trilha acadêmica Latin.Science, que tem como objetivo reunir pesquisadores e estudantes que têm o software livre e as tecnologias abertas como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Logo nesta primeira edição, foram recebidos 71 trabalhos científicos de 150 pesquisadores de 14 estados brasileiros, além de Argentina, Paraguai, Espanha e Portugal. Deste total, 36 trabalhos foram aceitos e serão apresentados de forma oral ou pôster.
Outra inovação é o LatinoTalks, um espaço aberto para os participantes apresentarem palestras curtas, com até 20 minutos de duração, sobre temas de interesse do público do evento. As inscrições para o Latinoware – promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional – custam R$ 80 e podem ser feitas nos dias do congresso, diretamente na secretaria do evento.
Depois de 15 anos o Latinoware volta a ser realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, sede da primeira edição do evento. A programação completa está disponível em https://2019.latinoware.org/
Assessoria