A Praça Almirante Tamandaré, mas conhecida como Praça da Marinha, foi reinaugurada na última sexta-feira (22) e entregue à comunidade. A praça, localizada em frente à Capitania Fluvial do rio Paraná, no centro, recebeu uma pista de skate em formato plaza, uma quadra de areia, calçadas e pista de caminhada, playground, academia da terceira idade e um novo paisagismo. O investimento do município foi de R$ 588 mil.
“Essa obra faz parte de um projeto da Prefeitura que busca recuperar os espaços urbanos degradados. Espaços que existiam, mas não eram utilizados pela comunidade”, explicou o prefeito Chico Brasileiro. “A medida em que a prefeitura revitaliza, instala câmeras de videomonitoramento, oferece atividades esportivas para as famílias, além de valorizar, criamos um ambiente propício para as pessoas viverem mais a cidade”, afirmou.
A estudante Barbara Matos mora próximo a praça e conta que por muito tempo o espaço permaneceu abandonado. “Era uma praça pouco iluminada e quase ninguém utilizava. Algumas pessoas tinham até receio de passar por aqui à noite, mas agora está muito diferente. Vejo os pais trazendo os filhos para brincar e até os idosos voltando a frequentar este espaço”, contou.
Nilton Gomes faz caminhadas diárias peça praça e já utilizava o espaço mesmo antes da revitalização. “Acompanhei o passo a passo da obra e não imaginava que ficaria tão bonita. O legal é que pessoas de diferentes idades podem aproveitar este ambiente”, comentou.
O secretário de esportes Antonio Sapia lembra que alem da praça, o Ginásio de Esportes Sebastião Flor, anexo à Praça, também recebeu melhorias. “Aproveitamos para melhorar o piso do ginásio e realizamos uma pintura. É uma conquista de todos os iguaçuenses. É um espaço para todos”, comemorou.
Segurança
A Praça Almirante Tamandaré também recebeu um reforço na segurança para garantir a tranquilidade da população. No local foi instalado um totem composto por seis câmeras, cinco delas são fixas e filmam todo o perímetro em tempo real, com reconhecimento de placas e veículos. A sexta câmera tem capacidade de giro de 360 graus permitindo uma visualização ampla de todo o espaço. O equipamento possui ainda um sistema de wifi e um botão de emergência, que quando acionado faz uma ligação direta com a Guarda Municipal, possibilitando que os moradores comuniquem qualquer tipo de ocorrência no espaço.
História
Popularmente conhecida como Praça da Marinha, o local recebeu pela primeira vez um nome oficial. O titulo foi escolhido em homenagem ao patrono da corporação, Almirante Tamandaré, e recebido com grande alegria pelos militares da capitania. “Foi um ganho para todos, não só para Marinha ou Prefeitura, mas para toda a população. Foi uma luta conjunta”, resumiu o comandante da Capitania Fluvial do rio Paraná, Niemer Rickmann.